O Que É?

O DPVAT é um seguro obrigatório de abrangência nacional que ampara motoristas, passageiros e pedestres que foram vítimas de acidentes causados por veículos automotores em vias terrestres. Ele foi criado com o objetivo de garantir indenizações para três naturezas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Caso você precise solicitar uma indenização, poderá contar com todas as facilidades e soluções tecnológicas da Centauro-ON, que é destaque em nível nacional na prestação de serviços de regulação de processos DPVAT. Com uma estrutura diferenciada, é possível acompanhar o andamento de seus processos, desde o protocolo da documentação até o pagamento da indenização.

O procedimento para acionar o seguro é simples, gratuito e a vítima ou seu beneficiário pode dar entrada nos pedidos de indenização ou reembolso de despesas médicas sem a contratação de intermediários, aqui mesmo pelo nosso site. Basta acessar o canal Autoatendimento, dar entrada no processo, preencher os formulários e enviar a documentação necessária via correio. Caso você prefira nosso atendimento presencial, procure o Ponto de Atendimento Centauro-ON mais próximo e dê a entrada no processo diretamente no local, com o auxílio especializado de um de nossos parceiros. 

Confira as perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas:

1. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO
Após a recepção dos documentos pela Centauro-ON, estando a documentação completa e regular, ela é cadastrada e é enviada para a Seguradora Líder, que fica no Rio de Janeiro, a partir de quando se inicia a contagem do prazo legal de 30 dias para o pagamento. Se for identificada qualquer irregularidade ou a necessidade de apresentar documentos complementares, a contagem dos 30 dias é interrompida e o processo retorna com exigências para a Centauro-ON, que transmite a informação aos interessados (através de correspondência ou e-mail). Depois de regularizadas as pendências documentais, o processo retorna à Seguradora Líder que providenciará o pagamento.

O pagamento será através de um crédito na conta indicada na ficha de autorização de pagamento. As indenizações são programadas por TED (Transferência Eletrônica de Dados) e os dados para crédito devem ser do próprio beneficiário. Caso haja dados inconsistentes, o pagamento será estornado.
2. QUANDO VOU RECEBER A INDENIZAÇÃO?
O prazo legal é de 30 dias para o pagamento da indenização (após a entrega do último documento). Para os processos de INVALIDEZ a vítima pode ser convocada para uma perícia médica, diante desta situação o prazo de 30 dias é após a perícia realizada.
3. O PAGAMENTO VEIO MENOR DO QUE ESPERAVA. POR QUÊ?
Os processos de reembolso de Despesas Médicas (DAMS) podem ter valores reembolsados menores do que o solicitado, pois são tabelados. Para verificar isso solicite o relatório de avaliação dos processos, onde constará o motivo da diferença. Sendo possível acrescentar, se for o caso, relatórios complementares para solicitar a reavaliação ou ainda apresentar novas despesas como complemento. As indenizações de invalidez são liberadas de acordo com a tabela anexa a Lei 11.945/09.

Processos de Invalidez podem ser reavaliados depois de indenizados, desde que seja apresentado novo laudo qualificando agravamento das lesões e solicitação de reanálise.
4. ESTORNOU O PAGAMENTO. E AGORA?
O estorno não é realizado de forma manual ou intencional. O próprio sistema bancário recusa o crédito. Há vários motivos para que seu pagamento tenha estornado:

1º - os dados bancários informados não são de titularidade do(a) beneficiário(a) (CPF DO TITULAR DA CONTA É DIFERENTE DO CPF DO BENEFICIÁRIO CADASTRADO NO PROCESSO);
2º - o CPF informado não é o mesmo que está cadastrado em sua agência bancária;
3º - os dados bancários preenchidos na Autorização de Pagamento estão incorretos;
4º - dados bancários informados indicam conta corrente sendo que na verdade é conta Poupança.

Para qualquer um destes casos, é necessário confirmar os dados bancários (poderá ser solicitado cópia do extrato ou cartão bancário).

A Centauro-ON irá informar a Seguradora Líder dos novos dados para que seja reprogramado o pagamento.
5. POR QUE MEU PROCESSO FOI NEGADO?
Um processo pode ser negado por não haver cobertura securitária tais como:

- Não há relação de causalidade entre o acidente ocorrido e os danos físicos apresentados; não se configurou a invalidez permanente (irreversível);
- Nenhum reclamante detém a condição de parte legítima do processo, entre outras razões.

O processo é negado pela Seguradora Líder e a negativa é comunicada (carta ou e-mail) para o reclamante.

Lembramos ainda que não há indenização para sequelas temporárias, somente para invalidez permanente.
6. ESTÁ FALTANDO ALGUM DOCUMENTO PARA O MEU PROCESSO?
A Centauro-ON irá comunicar por e-mail ou carta registrada aos reclamantes (beneficiários, requerentes ou a quem entregou os documentos) caso esteja faltando algum documento essencial a regulação do processo.
7. ENTREGUEI OS DOCUMENTOS AO CORRETOR/SINCOR, COMO SEI SE A CENTAURO-ON RECEBEU?
A Centauro-ON irá enviar um e-mail, desde que esse conste nos documentos entregues, confirmando o recebimento da documentação e informando a situação do processo. Esse prazo pode ser de ate uma semana.

Glossário de Termos

Processo cancelado

Um processo cujo cadastro foi cancelado. Pode ser por erro de cadastro (digitação) ou por outros motivos. Será devolvido pela Seguradora Líder e assim que a Centauro-ON tiver a informação do “por quê” irá atualizar a situação do mesmo. Um processo cancelado é transferido.

Processo transferido

Um processo que foi cancelado, ao ser recadastrado é iniciado em um novo número. Portanto o processo cancelado vira um processo transferido para outro novo, no qual se dará o segmento normal.

Processo enviado para seguradora líder

O processo seguirá seu curso na Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT, que liberará o pagamento ou fará a solicitação de algum documento complementar, se necessário.

Processo liberado pagamento

É o processo cujo pagamento já foi programado. A data do crédito, dados de conta e valor liberado irão no e-mail, não serão disponibilizados no site. A Centauro-ON encaminhará estas informações tão logo a Seguradora Líder libere o arquivo.

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