Notícias Gerais

Winter Experience, em Bariloche: onde comer bem

Winter Experience, em Bariloche: onde comer bem
Chorizo, do restaurante El Boliche de Alberto

A culinária típica é o conforto que você precisa depois de um dia de atividades da Winter Experience pelos lagos ou pelas montanhas de Bariloche. Oferecida pela Centauro-ON, a Winter Experience Bariloche será uma viagem de quatro dias pela região no segundo semestre de 2022.

 

Para participar desta inesquecível experiência de inverno basta atingir os objetivos estabelecidos até 31/12/2021 e arrumar as malas! Para mais informações entre em contato com o seu gerente comercial ou envie um e-mail para comercial@centauro-on.com.br.

 

Fondue, goulash e spätzle, herança dos colonos europeus, combinam perfeitamente com o clima de inverno, e são as estrelas dos cardápios – lado a lado com as tábuas de defumados, e com as carnes de cervo, cordeiro e javali. A truta, também comum na região, vai bem em qualquer estação do ano. Assim como aquele chocolatinho...

 

Os restaurantes em Bariloche se concentram nos arredores da calle Mitre, e ao longo da avenida Bustillo, às margens do lago Nahuel Huapi. Além daqueles com pratos típicos da Patagônia, você também vai encontrar um bom número de churrascarias. Ocasiões especiais poderão ser comemoradas em restaurantes mais elegantes, à beira lago, ou com um brinde em alguma das muitas cervejarias artesanais espalhadas pela cidade. Também dá para almoçar nos locais de neve, fazendo uma pausinha para comer e continuar brincando nos principais centros invernais de Bariloche. Confira alguns dos restaurantes mais indicados.

 

El Boliche de Alberto – O restaurante de Bariloche mais famoso entre os brasileiros é o El Boliche de Alberto, com três churrascarias na cidade e um quarto endereço dedicado a massas. A casa não aceita reservas; na alta temporada, a filial da rua Villegas (nº 347, tel. 294/443-1433) tem fila na porta antes mesmo de começar o expediente. A qualidade da carne é indiscutível, os acompanhamentos são bastante generosos, mas a experiência pode não funcionar para quem preferir refeições mais tranquilas (o serviço é apressado, para agilizar a rotatividade das mesas).

 

La Parrilla de Julián – No mesmo estilo, uma ótima alternativa é a churrascaria La Parrilla de Julián, na calle San Martín (nº 590, tel. 294/443-3252) ou na calle Mitre (nº 354), onde também se come um belíssimo bife de chorizo, com clima igualmente informal, mas mais agradável.

 

Alto El Fuego – Já num esquema mais intimista, a pequena Alto El Fuego (20 de Febrero, 451, tel. 294/443-7015) está instalada numa casinha de madeira, em uma parte mais alta do centro da cidade. O lugar é um mimo, o atendimento é gentil, e a carne é de excelente qualidade. Dê um tempo das “papas” fritas para pedir os legumes na brasa. De sobremesa, há doces caseiros como flan de baunilha com caramelo. É recomendável reservar.

 

Familia Weiss – O forte do Familia Weiss (esquina de Palacios e O'Connor, tel. 294-442/1998) são os defumados, de fabricação própria: salmão, truta, javali e outras delícias vêm servidos como entrada, em tábuas para dividir – as chamadas picadas. A refeição segue com outras especialidades de sotaque europeu, como goulash, spätzle e strudel de maçã. Tradicionalíssimo em Bariloche, o restaurante tem um lindo salão todo revestido em madeira e pedra, como em um chalé alpino.

 

La Casita – Procurando por fondue? O charmoso La Casita (Quaglia, 342, tel. 294/442-6741) tem fondue de queijo e de carne (e também outras coisinhas interessantes, como o hambúrguer de cordeiro com pão de cerveja artesanal). Bem na calle Mitre (nº 329, tel. 294/443-2198), o La Marmite serve fondue de queijo, de carne e de chocolate.

 

Nebbiolo – Massas caseiras são facilmente encontradas nos cardápios em Bariloche, seja o restaurante italiano ou não. Mas o Nebbiolo (Palacios, 156, tel. 294/489-0023) tem algumas opções além dos sorrentinos de sempre, como o conchiglioni recheado de camarão, que vai ao forno para gratinar. O ambiente é moderninho.

 

La Fonda del Tío – Conhecido pelas milanesas tamanho família, o La Fonda del Tío fica na calle Mitre (nº 1130, tel. 294 443-5011), mas mais afastado do miolinho do centro. Com ótimo custo x benefício, vai valer o deslocamento de táxi, especialmente se você estiver em um grupo numeroso. Para algo próximo do nosso bife à parmegiana, peça a versão napolitana da milanesa.

 

Breogan – O Breogan (San Martín, 405, tel. 294/452-9511) é uma taberna simplesinha, quase kitsch, com seus leques pelas paredes e temática espanhola. Além da tortilla de patata, da paella e do pulpo a la gallega, há também pratos mais patagônicos, como truta grelhada. Preços bastante bons, especialmente no menu de almoço. Não é cobrado cubierto.

 

Las Morillas – Meia luz, música suave: no Las Morillas (Bustillo, 7690, tel. 294/446-2253) aquele jantarzinho romântico não custa tão caro, e não deixa de ser especial. O cardápio é bem variado; além dos pratos mais típicos e das massas, há também opções com outros sotaques, como as almôndegas de cordeiro com cuscuz marroquino e iogurte.

 

La Salamandra Pulpería – Com jeito de armazém de antigamente, e decorado com objetos curiosos, a La Salamandra Pulpería (Bustillo, 5818, tel. 294/444-1568) é um dos lugares mais originais de Bariloche. O menu é enxuto, mas clássicos argentinos como provoleta, empanada, choripán e ojo de bife estão garantidos. Reserve com antecedência; há pouquíssimas mesas.

 

Butterfly – Um dos restaurantes mais sofisticados de Bariloche é o Butterfly (Hua Huam 7831, tel. 294/446-1441), com menu degustação surpresa em sete passos, e funcionamento em apenas dois turnos por noite. Para conseguir mesa, só com reserva.

 

Casa Cassis – A 15 minutos de carro do Centro Cívico, às margens do lago Gutiérrez, a Casa Cassis tem cozinha com raízes alemãs e húngaras. Os donos vivem no mesmo lugar e comandam tudo bem de perto; ele, no salão, e ela, como chef. A experiência do menu de nove passos inclui ingredientes orgânicos de cultivo próprio. É preciso reservar antecipadamente (Ruta 82, Lago Gutiérrez, Peñon de Arelauquén, tel. 294/459-3650)